A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), criou um conjunto de ações batizado de Salvador Solar, que coloca a capital baiana na vanguarda de políticas públicas de incentivo à produção de energia limpa. A iniciativa oferece benefícios fiscais para a população e empreendedores, além da formação de mão de obra e geração de empregos no mercado de energia solar.
Residências e empresas que adotarem o sistema de energia fotovoltaica poderão obter descontos atrativos no IPTU e ISS. Assim economizam e colaboram para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente. De acordo com a secretária de Sustentabilidade, Marcelle Moraes, o programa é voltado para toda a população soteropolitana, contemplando todos os setores: sociedade civil, academia, pesquisadores e companhias. “Temos a preocupação de garantir que as ações do programa sejam inclusivas com a população, fazendo parte de iniciativas e sentindo-se parte integrante da política pública como agente de transformação da nossa cidade”, destaca.
Atualmente uma das maiores despesas da administração pública municipal é com energia elétrica. O investimento e o incentivo ao uso da energia solar representam enorme economia do recurso a médio e longo prazos, apresentando-se, ainda, como um fator estratégico ao desenvolvimento local, já que tais recursos podem ser redirecionados a outras áreas prioritárias também, como saúde e educação.
Confira a matéria completa: http://glo.bo/3HILze5
O projeto Mundo Sustentável é uma realização do Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador.
